Quantcast
Channel: Seu Bolso » virtual
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Celular agora também tem a função de carteira virtual

$
0
0

LIGIA TUON

O celular envia e-mails, lembra dos seus compromissos, funciona como GPS e, obviamente, funciona como telefone. Mas, cada vez mais, ele pode fazer as vezes da sua carteira. Essa tecnologia permite que o aparelho carregue todos os seus cartões de forma virtual dentro dele e seja usado para pagar a compra feita em uma loja, por exemplo. Ou, com uma simples mensagem de texto, faça a transferência do seu dinheiro para o estabelecimento comercial. Alguns aplicativos com essa função já podem ser baixados por quem tem um smartphone.

O aplicativo Virtual Wallet (carteira virtual, em português) acaba de chegar ao mercado com essa finalidade. “Depois de cadastrar os cartões de crédito que você tem, eles aparecem de forma virtual na tela do seu celular. É só escolher um na hora da compra”, explica Claro Pinheiro Policarpo, diretor da divisão de cartões da Thomas Greg & Sons, empresa que fabrica, fornece soluções de segurança para cartões e desenvolveu o aplicativo gratuito.

A ideia foi divulgada esta semana na feira Cards, evento que apresentou novidades de tecnologia para o setor de cartões. O usuário com o sistema operacional Android já pode baixar o recurso, mas a lista de estabelecimentos aptos ao serviço ainda não foi fechada. “Vamos acertar isso com grandes lojas do varejo e os usuários terão acesso até o começo do segundo semestre”, diz Policarpo. Segundo ele, o aplicativo também poderá ser usado no IOS – sistema operacional do iPhone.

Outra forma de fazer pagamentos por meio do celular é encostando dois aparelhos. “O vendedor e o cliente têm de baixar um aplicativo em seus celulares. Na hora do pagamento, é só encostar os dois”, explica Ricardo Dortas, diretor do PagSeguro, empresa especializada em pagamentos. O detalhe é que, para baixar o aplicativo, também gratuito, chamado de PagSeguro NFC, o usuário tem de ter os modelos de celular C7, N9 ou 701, fabricados pela Nokia, que usa o sistema Symbian. É possível cadastrar até cinco tipos de cartões de crédito na conta.

Para os dois aplicativos, apenas o comerciante terá o custo da transação, que é semelhante à taxa administrativa de cada venda, no caso de pagamentos no cartão tradicional que fica, em média, 3% do valor da compra.

Ainda em fase de testes em São José dos Campos (SP) e Fortaleza (CE), o pagamento por meio de mensagem de texto da Mastercard também permite que o consumidor acerte suas contas pelo celular. Só precisa escolher o número correspondente ao estabelecimento fornecedor do serviço ou produto. “Os estabelecimentos serão cadastrados com um número no nosso sistema que, agora, funciona só para a operadora Vivo”, diz Luiz Guilherme Roncato, vice-presidente de plataformas inovadoras da Mastercard Brasil e Cone Sul. A ideia é que todo chip da Vivo tenha uma opção para o aplicativo no futuro. Segundo Roncato, o sistema deve chegar em São Paulo em menos de um ano.

O que já está em uso no mercado é o recurso que “transforma” o celular em máquina de cartões. Basta ter o aplicativo da Redecard ou da Cielo instalado no aparelho. A Visa também oferece duas formas de pagar pelo telefone. O Visa Mobile Payment, pelo qual o cliente cadastra o número no site do seu banco e efetua pagamentos por mensagem para estabelecimentos afiliados ao sistema. E o Visa Paywave, no qual o usuário coloca um chip no celular a faz pagamentos encostando o aparelho numa máquina. Segundo a Visa, há 240 mil desses aparelhos em funcionamento no País.::


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images

Trending Articles





Latest Images